sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Começar



Ando de bicicleta há muitos anos, desde cedo como meio de transporte. Comecei a fazê-lo na minha cidade natal, Leiria, para ir de casa à escola e na cidade. Desde sempre ouvi comentários de estranheza ao facto de optar por uma bicicleta para me deslocar. Parece que andar a pé, de autocarro ou de carro fazia a todos mais sentido.
Por outro lado, ninguém ficava indiferente à bicicleta e era comum pedirem-me para dar uma volta. Recordo que todos ficavam com um sorriso quando percebiam a alegria que há em andar numa bicicleta.

Há poucos anos voltei a andar de bicicleta na cidade, desta vez em Lisboa. Continuo a ouvir comentários de estranheza, mas são mais os de surpresa. Agora também é moda, o que ajuda, mas ainda há um pouco o estigma de que "anda de bicicleta quem é pobre" (que é uma qualificação maldita, parece) ou que não fica bem ser visto na rua a fazer esforço para pedalar.

As nossas cidades e a sociedade em geral ainda vêem o ciclista como um incómodo na estrada e que por isso deve ser remetido para o passeio ou para a berma da via. Na verdade, o ciclista é mais um revolucionário, um agente do futuro, por motivos que conto vir a explicar em posts próximos.

Ainda há muito para mudar, portanto, e é para dar uma perspectiva de quem tenta usar a bicicleta como meio de transporte numa grande cidade que crio este blog.

Tentarei abordar todos os temas relacionados com transportes e mobilidade, mas também os que se relacionam com o urbanismo, desenho e vida da cidade. Todos estes temas estão interligados, porque a cidade é quase um organismo e não se pode mexer num lado sem que múltiplas consequências ocorram. Comentários são bem-vindos, para estimular o debate de ideias e conceitos.

Andar de bicicleta em Lisboa é fácil. Fazer perceber esta ideia é que parece às vezes difícil. O melhor mesmo, é experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário